QUEM SOMOS

CONHEÇA NOSSA ONG

A ONG Fênix de Jaboticabal foi fundada em vinte e dois de agosto de dois mil e dez, inicialmente para promover a integração de pessoas vivendo com HIV e Aids, o respeito à cidadania e incentivo a participação de todos no enfrentamento da epidemia, com ações que contribuam para a prevenção e o controle da Aids/HIV. Também com o objetivo de integrar pessoas, independente de sexo, orientação sexual, etnia, credo, convicções filosóficas, condição social, profissão, desde que interessadas em defender e promover o direito à liberdade da orientação sexual e da identidade de gênero. Além de promover a equidade de grupos mais vulneráveis.

No ano de 2015 a ONG Fênix de Jaboticabal realizou alterações em seu Estatuto Social, enquanto nos anos anteriores o foco eram PESSOAS que VIVEM com HIV/AIDS, neste ano abraçamos quaisquer que fossem as causas, desde que ferissem a dignidade do ser.

Entendemos que a luta aos Direitos Humanos e Cidadania da população vulnerável, deveria ser estendida à diversas classes e gêneros.

A ONG Fênix de Jaboticabal atua em função das minorias sociais (grupos marginalizados dentro de uma sociedade devido aos aspectos econômicos, sociais, culturais, físicos, por orientação sexual ou religiosos), lutando contra as diversas formas de desigualdade, desvantagem e exclusão social. Sendo assim, a ONG Fênix continua com o trabalho voltado à prevenção e assistência ao grupo de pessoas que vivem com o vírus HIV/AIDS, sociedade civil, frisando grupos sociais historicamente excluídos do processo de garantia dos direitos básicos por questões étnicas, religiosas, de origem, por questões financeiras e por questões de gênero e sexualidade.

Projetos como Sopão Solidário, Semana da Diversidade, Semana contra HOMOFOBIA, Campanha Fique Sabendo, Campanha do Agasalho, palestras sobre prevenção para empresas e outras entidades, cursos profissionalizantes, atendimento psicológico, orientação jurídica, empréstimo de cadeiras de rodas, apoio com alimentos, roupas e oficinas para crianças e adolescentes.

Disponibiliza às nossas famílias Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde são oferecidos Atendimento Psicológico, Cursos e oficinas de Violão, Massagem, Design de Sobrancelha, Cuidador de Idosos, Inglês, Customização de Roupas, Alfabetização de Jovens e Adultos, Informática para Jovens e adultos, Manicure e Pedicure, Capoeira, Esportes, Artesanato, Karatê, Capoeira, Artesanato, Leitura, Percussão, Horticultura, Teatro, oficinas lúdicas e desenvolvimento socioeducativo.

As datas comemorativas são muito importantes, pois conectam as crianças à essência e à história por trás de uma celebração. Sendo assim, celebramos datas comemorativas com entrega de presentes, atividades sobre o tema e lembrancinhas às famílias aqui atendidas.

A ONG Fênix atende hoje cerca de 500 pessoas/mês, entre todas as atividades oferecidas, sendo elas 120 crianças no Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Dentre os bairros atendidos estão: Parque Primeiro de Maio, Santo Antônio, Jd. Angélica, Jd. Alvorada, Jd. Das Rosas, Jd. Paulista, Jd. Mariana, Jd. Santa Rosa, Jd. Parque do Trevo, Jd. Jaqueline, Jd. Patriarca, Vila Santo Antônio, Bairro Alto, Bairro X, Conj. Habitacional Hugo Lacorte Vitalle I, Conj. Habitacional Hugo Lacorte Vitalle III. Colaborando assim na inserção e reinserção no sistema educacional e cultural, melhorando também o convívio social e familiar.

A Ong Fênix, exerce seus atendimentos durante os períodos da manhã, tarde e noite, sendo assim, dividimos das seguintes formas:

  • Manhã e Tarde:
  • Projeto: Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:

    O Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivo, oferecer às nossas famílias um espaço para convivência social, colaborando no desenvolvimento junto a sociedade, oferecendo além de atendimento social, psicossocial e educacional, a oportunidade de descoberta de possibilidades e a partir disso, trabalhar habilidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.
    As atividades e cursos a serem desenvolvidos no Projeto são: Violão, Dança, Percussão, Futebol, Vôlei, karatê, Horticultura, Capoeira, Basquete, Leitura, Teatro, oficinas lúdicas, desenvolvimento socioeducativo, Informática e Artesanato.

  • Noite:
  • Cursos Profissionalizantes abertos a sociedade civil, com prioridade as famílias pertencentes ao Projeto Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

------------------------------------------------

ADAPTAÇÕES DIANTE CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS)

No dia 22 de março a partir do Decreto, n° 64.881, foi decretado quarentena no Estado de São Paulo no contexto da pandemia do COVID-19 (novo Coronavírus).
A pandemia do novo Coronavírus mudou todo o nosso formato de comunicação e trabalho, fazendo com que todas as organizações passassem por transformações gigantescas e tivessem que se adaptar.
Para a ONG Fênix não foi diferente.
Forçados ao isolamento social, muito do que se tinha como rotina fora transformado em preocupação e adaptação.
A partir daí, nossos atendimentos passaram a ser virtuais e/ou via telefone. Em casos excepcionais, os atendimentos são realizados a céu aberto, com distância mínima de 2 metros, com uso de máscaras e higienização necessária do local.
As atividades e oficinas que acontecem na entidade também precisaram passar por adaptações. As mesmas são disponibilizadas via videoaulas e atividades impressas, estas são entregues juntamente com as marmitas e hortaliças às crianças e adolescentes aqui matriculadas.
Diante as necessidades subjetivas de nossas crianças e adolescentes, a partir de maio, além das atividades impressas e videoaulas explicativas, para todas as modalidades trabalhadas, disponibilizamos plantões para retirada de dúvidas que vão surgindo a partir de atividades propostas por esta entidade. Todos os plantões têm dia e hora pré estabelecidos, com duração de 1h, sendo formado por duas turmas: matutino e vespertino. Foram disponibilizados 10 plantões para cada modalidade, somando 50 plantões oferecidos no mês de maio. Sendo que a pratica fora estabelecida à continuidade aos meses seguintes.
Anteriormente à pandemia do novo Coronavírus, semanalmente nossa equipe técnica desenvolvia grupos socioeducativos que contribuíam com as formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade. Nos quais são divididos em três eixos orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Convivência Social, Direito de Ser e Participação.
Para dar continuidade aos grupos em questão, às terças-feiras, com a duração também de 1h, nós temos encontros virtuais com as nossas crianças e adolescentes, com o propósito de suprir supostas demandas, além de reforçar e manter o vínculo pela entidade já estabelecido.
Ressaltando e seguindo todas a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e demais órgãos oficiais.
Assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade, a equidade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos são objetivos de base para a ONG Fênix Jaboticabal.